LIC – Laboratório Internacional de Crioulo (International Creole Lab)
By Diego Araúja

 

About the LIC – Laboratório Internacional de Crioulo (International Creole Lab)

Conceived by Diego Araúja in 2018, the LIC maps peripheral artists who might be interested in creating a creole language based on decolonial thinking. Using a digital platform to map performances, participating artists will be involved in a long term process leading to the creation of an international Atlantic-based group whose techniques and performances will be mixed to create a new creole language that doesn’t come from a place of trauma. https://arauja.com/LICMAP/

Diego Araúja

Diego Araúja é natural de Salvador-BA (Brasil) e é um dos artistas que compõem a 3ª edição de Frestas – Trienal de Artes: O rio é uma serpente. Produz arte de modo expandido desde 2011. Suas mídias são literárias, visual-espaciais, cênico-performáticas e cinematográficas, nas funções de diretor, dramaturgo, roteirista, cenógrafo e artista visual. Desde 2015, dirige o processo “Estética Para um Não-Tempo”, com o objetivo de instaurar tempos qualitativos para a produção de memórias afro-diaspóricas emancipadas do trauma. Neste processo, experimenta a criação de oríkì’s (literatura oral de origem yorùbá), o que gerou a obra QUASEILHAS (2018). Como próxima etapa deste processo, Araúja busca fundar o Laboratório Internacional de Crioulo (LIC).

Em 2017, fundou com a artista Laís Machado, a Plataforma ÀRÀKÁ. Em 2018, concebeu uma performance coreográfica para a videoinstalação A Marvellous Entanglement, do artista britânico Isaac Julien. No mesmo ano, fez residência artística na Atlantic Center For The Arts (Flórida-EUA), onde criou a videoinstalação “Oríkì das Araújas”, experimentando vibrações sonoras sintéticas nos oríkì’s. Em 2020, faz residência artística na SAVVY Contemporary (Berlin-GER). Araúja também é um dos diretores artísticos do projeto de intercâmbio e arte-educação entre jovens negro-periféricos de Salvador (BA-Brasil) e Cartagena (Colômbia), com artistas de Moçambique e Alemanha. Projeto coordenado pela Universidade de Bayreuth (GER).

Notes

Saiba mais sobre o artista: clique aqui.

Go back